quinta-feira, maio 18, 2006

Ensaio sobre a Lucidez - José Saramago

Como sectária convicta da escrita de José Saramago incito-vos à leitura do Ensaio sobre a Lucidez. É um livro que se recomenda a quem já tenha lido outros livros de Saramago, como complemento à sua obra, valendo pela tentativa que Saramago fez, e qualquer tentativa literária de Saramago merece ser lida por aquilo a que o habitual leitor de Saramago aprendeu a respeitar da mestria de escrita deste invulgar escritor e do seu invulgar estilo de escrita. Contudo, a fim de preservar a merecida reputação de grande escritor de Saramago, não é o livro que aconselharia a alguém que nunca leu nada de Saramago. Sugiro que se comece por ler um dos seus romances «maiores». Cito, a título exemplificativo, três grandes obras que a crítica, por unanimidade, considera grandes romances. São eles O Ano da Morte de Ricardo Reis, Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira. Sem margem para dúvidas, o Ensaio sobre a Cegueira é a minha obra predilecta e quase me atrevo a sugerir-vos a sua leitura.

3 comentários:

Anónimo disse...

Li "O Ano da Morte de Ricardo Reis" de José Saramago e gostei bastante. Só depois de ler este romance pude identificar-me com as críticas positivas que lhe fazem.

Ainda não cheguei ao ponto de o considerar um dos meus escritores preferidos, mas penso que se seguir as tuas sugestões de leitura, poderei um dia considerá-lo como tal.

Mas uma coisa é consensual, José Saramago é, neste momento(enquanto for vivo), o melhor escritor português, reconhecido internacionalmente.

Anónimo disse...

Hmmmmmmm....
Very Interesting!
- David Capella (USA)

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»