terça-feira, maio 09, 2006

Carta de Beethoven à Amada Imortal

Para a Amada Imortal

Manhã de 6 de Julho

"Meu anjo, meu tudo, meu próprio ser – Hoje apenas algumas palavras a caneta (a tua caneta).

Só amanhã os meus alugueres estarão definidos – que desperdício de tempo....... por que sinto essa tristeza profunda se é a necessidade quem manda? Pode o teu amor resistir a todo sacrifício embora não exijamos tudo um do outro? Podes tu mudar o facto de que és completamente minha e eu completamente teu? Oh Deus! Olha para as belezas da natureza e conforta o teu coração. O amor exige tudo, assim sou como tu, e tu és comigo. Mas esqueces-te tão facilmente que eu vivo por ti e por mim. Se estivéssemos completamente unidos, tu sentirias essa dor assim como eu a sinto.

O meu dia foi terrível: ontem só cheguei aqui às 4 horas da manhã. Com a falta de cavalos, o cocheiro do correio escolheu um novo caminho, mas que terrível caminho, na penúltima paragem eu fui avisado para não viajar à noite, fiquei com medo da floresta, mas isso só me deixou mais ansioso - e eu estava errado. O cocheiro precisou parar na infeliz estrada, uma imprestável e barrenta estrada. Se eu estivesse sem todas as coisas que trago comigo teria ficado preso na estrada. Esterhazy, viajando pela estrada, teve o mesmo problema com oito cavalos que eu tive com quatro - sinto prazer com isso, como sempre sinto quando supero com sucesso as dificuldades.

Agora uma rápida mudança das coisas externas para as internas. Nós provavelmente devemos nos ver em breve, entretanto, hoje eu não posso dividir contigo os pensamentos que tive nos últimos dias sobre minha própria vida – Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum.... O meu coração está cheio de coisas que eu gostaria de te dizer – ah – há momentos em que sinto que esse discurso é tão vazio – Alegra-te – Lembra-te da minha verdade, o meu único tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem-nos mandar paz... Teu fiel Ludwig

Segunda de tarde, 6 de Julho

Tu estás a sofrer minha criatura adorada – só agora percebi que as cartas deveriam ser enviadas nas segundas ou quintas de manhã cedo - os únicos dias nos quais o correio vai daqui para K. – Tu estás a sofrer – Ah, não importa onde eu esteja porque tu estás comigo – Vou arrumar tudo para que possamos viver juntos..... e que vida teremos!!! Assim!!!

Sem ti... perseguido pela bondade de algumas pessoas, que não quero receber porque não as mereço. Dói-me a humildade do homem diante do homem. E quando me acho em sintonia com o Universo, o que sou e quem é aquele a quem chamam o Todo Poderoso? E sem dúvida... aí então aparece de novo o divino do homem.

Choro ao pensar que provavelmente não receberás a minha primeira carta antes de sábado. Tanto como tu me amas, muito mais te amo!... Boa noite! Devo ir dormir. Oh, Deus! Tão perto! Tão longe! Não é o nosso amor uma verdadeira morada do céu? E tão sólido como as muralhas do céu?!

7 de Julho

Bom dia! Todavia, na cama se multiplicam os meus pensamentos em ti, minha amada imortal; tão alegres como tristes, esperando ver se o destino quer ouvir-nos. Viver sozinho é-me possível, ou inteiramente contigo, ou completamente sem ti. Quero ir bem longe até que possa voar para os teus braços e sentir-me num lugar que seja só nosso, podendo enviar a minha alma ao reino dos espíritos envolta contigo. Tu concordarás comigo, tanto mais que conheces a minha fidelidade, e que nunca nenhuma outra possuirá meu coração; nunca, nunca... Oh, Deus! Por que viver separados, quando se ama assim?

Minha vida, o mesmo aqui que em Viena: sentindo-me só, angustiado. Tu, amor, tens-me feito ao mesmo tempo o ser mais feliz e o mais infeliz. Há muito tempo que preciso de uma certeza na minha vida. Não seria uma definição quanto ao nosso relacionamento?... Anjo, acabo de saber que o correio sai todos os dias. E isso me faz pensar que tu receberás a carta em seguida.

Fica tranquila. Contemplando com confiança a nossa vida alcançaremos o nosso objectivo de vivermos juntos. Fica tranquila, queiras-me. Hoje e sempre, quanta ansiedade e quantas lágrimas pensando em ti... em ti... em ti, minha vida... meu tudo! Adeus... queiras-me sempre! Não duvides jamais do fiel coração de teu enamorado Ludwig. Eternamente teu, eternamente minha, eternamente nossos."

Beethoven

12 comentários:

Anónimo disse...

Ola Sandra! Acabei de visitar o teu Blog, esta muito muito fixe.
Parabêns e um grande beijinho

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Sempre me emociono com as palavras de Beethoven à sua Amada Imortal. Já perdi a conta das vezes que vi o filme e chorar copiosamente na parte da leitura da carta. Que pena que o destino tenha separado pessoas que se amavam tanto e tão verdadeiramente!!! Parece fixão , mas muitas pessoas vivem dramas parecidos.
Parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Um romance lançado recentemente no Brasil aborda o mistério da amada imortal de Beethoven. Veja no site http://www.agruta.com.br

Abraços!

Rayssa disse...

Me emociono muito com as cartas de Beethoven a sua amada imortal. é linda *.* parabéns por ter colocado aquii
beijão

Lhawynne Kerlyn disse...

Simplesmente maravilhoso, sempre que vou escrever ao meu amor leio alguma carta de Beethoven e me inspiro *_* lindo!

cristielle disse...

são realmente lindas as cartas de beethoven para a amada imortal ..
um grande poeta apaixonado ..

Anónimo disse...

incrível como Beethovem consegue em algumas palavras traduzir tão grande amor, tão grande sofrimento, posso imaginar o que sua amada sentiu ao ler estas cartas...

Inês disse...

Oh, andava à procura destas cartas e acabei por descobrir o teu blog Sandra :)
Muito bom, parabéns :D

Anónimo disse...

Adoro as cartas de Beethoven,que pena que a poucos homens romanticos

Anónimo disse...

"Meus pensamentos vão com você

Só posso viver plenamante com você,ou não posso viver."
Fique calma minha vida meu tudo...

Somente atraves da sua calma ,atingiremos o propósito de vivermos juntos...
Oh,continue me amando,nunca julge mal o coração do seu amado...
A qualquer tempo.....
Sempre teu...
Sempre meu...
Sempre nosso...

Anónimo disse...

Beethoven é sem dúvida o melhor...
Linda a carta sz
Mas, quem será essa tal amada?