segunda-feira, julho 10, 2006

Tu és...

Quando revejo os bons momentos que juntos passámos há sempre uma imagem que acompanha cada recordação. A expressividade do teu rosto, o teu olhar fatalmente sedutor, a autenticidade do teu sorriso, a barba a despontar, os traços perfeitos da tua fisionomia, densos os teus lábios…

Sorris confiante, os passos que dás são seguros, sabes muito bem o terreno que pisas. Transportas na tua juventude todos os sonhos do mundo, deixas as palavras fluírem ao ritmo do teu coração. Mas a inteligência, o talento, o trabalho são imprescindíveis. Até os teus pensamentos estão divididos em compassos. Música na medida certa. O excesso pode perturbar o prazer da contemplação. Pensar demasiado em determinadas questões seria tempo desperdiçado, perturbador demais, talvez o fim de muitas certezas. E isso poderia trazer a palavra proibida: insegurança!

Por que te admiro tanto? Personalidade. Sim, tens personalidade. Podes errar, podes magoar os outros, podes irritar-me, podes agir com imaturidade, mas nunca por falta de personalidade. Isso é o mais importante. O teu coração existe apenas para os momentos certos. O cérebro para todos.

Mendelssohn. Conheces o famoso solo para trompas (Nocturno) do Sonho de Uma Noite de Verão? Certamente. Expressivo… tu és…


Estar contigo é o meu sonho nesta noite de Verão. Chamo por ti, apesar de não me ouvires. A tua música bem lá ao longe… Que instrumento faz de ti um artista? Será digno de ti? Não sei. Claro, o nome do instrumento… Não sei. Sabes? O quê? Curioso, eu também. Não. Sim. Fica comigo. Transforma esta noite num sonho de Verão. Ou a noite de verão num sonho. Ou o sonho na noite todo o Verão. Apenas o sonho. Quando quiseres… entra o resto da orquestra… na noite… no Verão… Apenas este andamento. Não gosto da marcha da obra. Sim, estou a falar de Mendelssohn. Não parecia? Pois, onde isso vai.

Vais sim ser feliz! Sempre. Tem de ser uma certeza. Onde quer que estejas e com quem e de que forma. Enfim. Tretas. Ainda aí estás? És muito crente. E com esse olhar fixo em mim! Não admira que fiques convencido. Desculpa, quis dizer apenas confiante. Está gira a conversa. Às 3 da manhã. Falava de ti a noite toda. Ou contigo. Como preferires. Perdoas-me se continuar amanhã? Não, hoje mesmo depois de dormir, depois de fazer o meu exame e no intervalo de estudo para um outro exame. Perco-me contigo, a contemplar-te, a ouvir-te, a falar contigo, a escrever sobre ti… Sabias que és uma perdição?

Mas não me mistures com as outras. Não tem nada a ver. Não interessa. Logo volto a escrever. Quem sabe se não te encontro, perdido entre a multidão da paisagem, mesmo na confusão sabes para onde vais e nem por um segundo hesitas na direcção a tomar. Só quero que os teus passos te levem ao possível do impossível. Mesmo que eu não te possa ovacionar ao vivo. No meu cantinho, estarei na primeira fila a aplaudir-te, no grande auditório do mundo, onde tu estás no palco da tua vida como actor principal.

Sim, para a frente mas sempre com os pés no chão, não vá haver o azar das nuvens estarem furadas…e o anjo da guarda estar de férias!

Sandra Bastos

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida amiga.... Simplesmente ADOREI.... Com palavras simples e sinceras e com grande intensidade consegues transmitir todos os teus sinceros e honestos sentimentos.
Parabens AMIGA.....