domingo, julho 02, 2006

Elinor Dashwood


"Elinor Dashwood, uma das heroínas de Sensibilidade e Bom Senso, está apaixonada, quase desde o início do livro, por Edward Ferrars, o irmão da sua horrível cunhada, Fanny. Edward é um jovem calado, tímido, discreto e inexperiente, que anos antes fora levado a ficar secretamente noivo de Lucy Steele, a sobrinha do seu tutor num colégio particular de Plymouth. Edward sabe há algum tempo que não está apaixonado por Lucy, mas por uma questão de honra sente-se obrigado a manter o noivado, apesar de se ter apaixonado por Elinor, que, a todos os níveis, é muito mais indicada para ele. Quando Elinor conhece Lucy, percebe de imediato que esta não está minimamente apaixonada por Edward, mas compreende que a honra de Edward o levará a cumprir a sua promessa de casamento; é incapaz de cometer a afronta de terminar o noivado e é também demasiado nobre para perceber que Lucy nada sente por ele. O único desejo de Lucy é casar com um homem – qualquer homem. Que ela julgue ter um rendimento suficiente para lhe permitir viver ao estilo a que ambiciona habituar-se.

Por conseguinte, tudo o que Elinor pode fazer é sentar-se e esperar, sem qualquer esperança para o futuro. Vive atormentada por Lucy, que pressente em Elinor uma rival e tudo faz para destruir as esperanças desta repetindo constantemente que ela, Lucy, está secretamente comprometida com Edward. Lucy, em boa verdade, está sempre com esquemas; torna-se amiga de Fanny e depois revela-lhe o noivado. Fanny reage muito mal e corre a contar à mãe. (…) [que o deserda a favor do irmão Robert]

[Lucy] foge agora com o abastado Robert, em vez de continuar presa ao pobretanas do Edward. Edward, um homem de Igreja, recebe uma casa paroquial do coronel Brandon, que acabará por casar com Marianne, a irmã de Elinor; e assim que Edward se vê livre de Lucy, e com um rendimento, embora não muito grande, que lhe permite sustentar uma mulher, corre a pedir a mão de Elinor em casamento, e pouco depois eles tornam-se «um dos casais mais felizes do mundo»"


Lauren Henderson, em "Amor e Sedução segundo Jane Austen"

Sem comentários: