sexta-feira, julho 21, 2006

O que há em mim é sobretudo cansaço

"O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo,
Cansaço..."


Álvaro de Campos

1 comentário:

Anónimo disse...

Falar sobre cansaço...
Cansaço é algo que temos dentro de nós e que jamais será percebido por outrem uma vez que o que sentimos...cansaço pode ser também fadiga...fadiga crónica... sentimento que por vezes passa despercepido de tudo e de todos e que está lá moendo e remoendo todo o nosso corpo e quando menos esperamos até pura e simplesmente um passo apenas será extremamente dificil de o executar...fadiga crónica ...coisa esquesita que sente com e sem vontade de nada fazer ou movimentar um simples olhar por vezes é extremamente cansativo e desgastante mas com muito esforço até o olhar, o movimento torna-se mais automano do que na verdade seria...andamos mas não dominamos nada nem o simples olhar ou onde ir ou virar na esquina proxima ou parar, apenas andamos e nem pensamos a fadiga afectanos até o pensamento e pensar torna-se também um processo deveras dificil e controverso pois sem pensar e executar ficamos completamente excluidos de tudo e de todos ...perdidos, perdidos de um ser que mais parece um zombie doque um ser cognitativo, pensante e errante por esse mundo fora quer em pesamento quer fisicamente...a fadica leva a que até o pensamento bloqueie e será que existe algo mais do que para nós e de nós somente o que nos rodeia... poderia estar aqui eternamente falando sobre cansaço ou fadiga crónica mas, agora por hoje chega pois o cansaço chegou e as teclas já batem como que automonas sem que meu pensamento lhes dê algo de concreto para efectuarem...fiquemos por aqui e ara a proxima poderei estar menos cansado e menos fatigado...
estou cansado...fatigado...