terça-feira, julho 11, 2006

A emoção de viver

"É hora. Acorda. Estás na tua vida. Levanta-te. Toca a viver. Tens tanto a conhecer. Não podes desperdiçar mais tempo em tristezas. A porta da prisão abriu-se. Tu que pensavas que não sairias viva de lá. Junta as tuas coisas. Liberdade. Agora pega no teu saco e deita-o ao lixo. Não vais precisar de nada que lá usaste. Tens de comprar coisas novas. Mudar de roupa. Tomar um banho completo. Ver o mar. Sentir a força das ondas livres que não param, que fazem o que querem, uns dias aclamam, outros enfurecem, mas sempre com o mesmo objectivo: existir.

Corre. Não tens paredes que te impedem de correr. Não tens grades que te travam o caminho. Tantas coisas bonitas e tu nem tinhas reparado que elas existiam. Porque não as vias. Nem nos teus sonhos. Não pares. Continua a correr. Sorri para vida. Dá gargalhadas. É tão bom viver.

As pessoas que passam… olha só para aquelas que sorriem e te olham nos olhos. Só essas valem a pena. As árvores, os campos, os passeios, os edifícios, o espaço livre, as crianças sempre inocentes, as flores a desabrocharem, as nuvens branquinhas, o céu, a lua tão romântica, as estrelas…

E agora repara, sim, entra ali, ouve as pessoas a falar alto, a rir de alegria, algumas com copos na mão, felizes… Sim, também podes lá estar. Sim, tu mesma. Nada te impede de aí estares.

Olha ali também, artistas no palco. Uns falam, outros gritam, outros dançam, outros fazem acrobacias, outros tocam, outros cantam, outros que não te deixam indiferente. Também podes ver. Ouvir. Cheirar. Apalpar. Sentir. E falar. Porque eles ouvem-te. Com atenção. E gostam de ti. Exactamente como és. Nem mais nem menos. Nem mais gorda nem mais magra. Nem mais alta nem mais baixa. Assim mesmo. Sim, lá na prisão era diferente. Mas isso foi noutra vida. Nunca nesta. Podes também parar. Relaxar. Sem nada fazer. Saborear o descanso. Respirar, caminhar, mexer também cansa. Amanhã é outro dia.

Compreendo que estejas emocionada. Ainda não viste nada. Isto é só o princípio. Nunca mais serás a mesma. Só deste os primeiros passos. Consegues ver lá ao fundo? Não! Pois, nem nunca verás. Porque este caminho, ao contrário dos outros, não tem fim. Terás sempre coisas a descobrir. Conhecimentos a adquirir. Pessoas a amar. Por muito longe que chegues estarás sempre longe da perfeição mas cada mais distante da imperfeição. E o que importa não é atingir o impossível mas chegar lá o mais perto possível."

Eva Monteiro, em "Memórias"

Sem comentários: