quinta-feira, junho 01, 2006

O guerreiro da humanidade

Esta noite sonhei contigo. Estavas lindo como sempre, com os cabelos ao vento, a barba por fazer e, claro, com a tua expressão única, autêntica, envolvente. O teu olhar denunciava a raiva contra as injustiças. Estavas decidido. Nada te iria impedir de lutar pela libertação dos oprimidos. Nem um grande amor, nem a probabilidade de isso custar a tua própria vida.

Olhas-me nos olhos e dizes desesperadamente:
- Chega de injustiças! Não posso mais ficar parado!
- Mas isso implica demasiados riscos…
- Alguém tem de fazer alguma coisa! Estou disposto a tudo! Mesmo a morrer!


Sais apressado, levando contigo a tua maior arma: a palavra. Viajas pela Ásia, pela América Latina e, por fim, África. Ao teu redor juntam-se multidões que te querem ouvir, não fosses tu o profeta da liberdade, a imagem da esperança num futuro melhor. Falas-lhes no fim da pobreza, da miséria, no livre acesso aos cuidados de saúde, à educação e à cultura. Não haverá mais fome, guerra, ignorância, violência, exploração… Carregas os maiores sonhos dos românticos, dos heróis rebeldes, dos artistas utópicos.

Em ti está a expressão dos grandes pensadores da história da humanidade, o coração dos apaixonados pelos ideais, pelas grandes causas e revoluções, o desejo daqueles que querem apenas ser felizes.

Mais do que o sonho de ter o teu amor, necessito mais da tua realização, da tua capacidade de servir grandes causas, de ver tem ti estampada a força de um guerreiro, a esperança de um mundo melhor.

Sandra Bastos

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»