sábado, junho 10, 2006

A Trompa

"A trompa é um instrumento de sopro da família dos metais, indispensável na orquestra sinfónica moderna. Consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cónico, com um bocal numa das extremidades e uma campânula na outra, enrolado várias vezes sobre si mesmo como uma mangueira, e munido de três chaves (cilindros).

É um instrumento dificílimo de tocar: o trompista não só tem que ter um ouvido afinadíssimo e saber solfejar com precisão, como também tem que ter uma coordenação motora perfeita para controlar os músculos da mão direita e a própria respiração. Basta um pequeno erro para produzir uma desafinação.

O que distingue as madeiras dos metais é que as madeiras têm o som mais doce e mais delicado, enquanto os metais o têm mais poderoso e ribombante. Dizemos que os metais são a "artilharia pesada" da orquestra. O que torna a trompa tão especial, e dá ao instrumento seu charme irresistível é que, embora tenha a robustez dos metais, a trompa tem também muito da delicadeza das madeiras. O som doce e quente da trompa tem fascinado quase todos os compositores.

A trompa moderna se originou na trompa de caça (corno di caccia), um instrumento usado pelos caçadores na Idade Média. Quando grupos de homens saíam para caçar, eles levavam consigo este instrumento, para poderem chamar-se uns aos outros e se localizar no meio da floresta. No princípio, o instrumento era muito simples, não passando de um tubo metálico enrolado, com um pavilhão numa extremidade e o bocal na outra. Mais tarde, alguém descobriu que poderia produzir diferentes notas, controlando o fluxo de ar dentro do instrumento. No século XIX, um engenheiro alemão chamado Stoetzel teve a ideia de adicionar as chaves, tornando mais prático o manejo do instrumento. A trompa moderna tem uma extensão de três oitavas e meia e pode tocar todas as notas da escala cromática."

Wikipédia

Ligações:
Portal dos Trompistas
Ricardo Matosinhos

Sem comentários: