quinta-feira, junho 29, 2006

Marianne e Willoughby


"Na primeira visira das Dashwood a Willoughby, ela [Marianne] «dirigiu-lhe um tal olhar de aprovação que, durante o resto da visita, as atenções e palavras dele foram quase exclusivamente para ela [...] Discutia [...] sem timidez ou reserva. Depressa descobriram que o gosto pela música e pela dança era mútuo.» Ele concordava com todas as suas decisões, deixava-se contagiar pelo seu entusiasmo [...]

E Willoughby não só responde ao entusiasmo de Marianne como também cativa todas a pessoas em seu redor, interessando-se por elas, prestando-lhes atenção. Willoughby é o homem na sala de quem todos querem ser amigos, porque parece bastante franco e aprazível, com uma «imaginação rápida, espírito vivo, modos abertos e afáveis [...] Uma aparência encantadora, mas também um espírito naturalmente ardoroso[...]» A família de Marianne adorava-o.

O interesse de Willoughby e Marianne um pelo outro parece totalmente recíproco. «Quando ele estava presente, ela não tinha olhos para mais ninguém. Tudo o que ele fazia estava certo. Tudo o que dizia era brilhante.» E Willoughby está igualmente embevecido: «Se os serões no parque terminavam com um jogo de cartas, ele fazia batota contra si mesmo e todos os outros para dar-lhe a ela uma boa mão. Se o divertimento era a dança, dançavam juntos metade da noite; e quando não podiam fazê-lo, tinham o cuidado de nunca se afastarem muito um do outro, e quase não trocavam uma palavra com quer que fosse.»

Infelizmente, o romance de Marianne e Willoughby não acaba bem: ele casa com outra por dinheiro, apesar de estar apaixonado por Marianne. (...) [Willoughby] mais tarde diz a Elinor: «Os modos interessantes da sua encontadora irmã não podiam deixar de me agradar; e o procedimento dela para comigo foi, quase desde o início, muito amável. [...] Mas confesso que de início apenas me senti envaidecido com a afabilidade dela. [...] Quem poderia resistir a tal atracção, a tal ternura? Algum homem o poderia ter feito? Sim, sem dar por isso, fui-me sentindo cada vez mais atraído por ela.» "

Lauren Henderson, em "Amor e Sedução segundo Jane Austen"

Sem comentários: