terça-feira, junho 20, 2006

Edward Ferrars: tímido e reservado


"Enganado pela intriguista Lucy Steele quando ainda era estudante e demasiado novo para entender o que se passava, Edward Ferrars deixou-se enredar num noivado deveras precipitado.
Agora que está apaixonado por Elinor Dashwood, reconhece a diferença que existe entre uma mulher como Lucy, interessada apenas em caçar um marido rico, e uma mulher como Elinor, que o ama por aquilo que é.

A calma e controlada Elinor sabe que Edward tem um bom coração, mas que precisa de ajuda e incentivo para encontrar o caminho certo na vida, e está preparada para o auxiliar nessa tarefa.

A profissão de vigário de aldeia é perfeita para Edward, que não tem qualquer desejo de se distinguir, mas apenas anseia por uma vida calma junto da mulher que ama.

O seu sentido de honra não lhe permite romper o noivado com Lucy, por muito que o deseje fazer, e este seu comportamento está de acordo com a moral da época.Todavia, quando Lucy foge [acho que autora quer dizer casa] com o irmão de Edward, o caminho fica livre para Edward e Elinor. Assim que se vê livre do seu compromisso, apressa-se a pedir Elinor em casamento.

Embora tímido, é capaz de perseguir aquilo que deseja e é com grande felicidade que Elinor o aceita."

Lauren Henderson, em "Amor e Sedução segundo Jane Austen"

Sem comentários: