terça-feira, junho 20, 2006

Willoughby



"[Willoughby] Admite que só seduziu Marianne para se divertir durante as poucas semanas que passou no campo. E o que acontece? Ele é apanhado na própria armadilha. Querendo apenas seduzir Marianne, apaixona-se verdadeiramente por ela e vê-se em sérios apuros.

Não pode pedi-la em casamento porque não tem meios suficientes para sustentar uma mulher. Por isso regressa a Londres e pede as mãos de uma rapariga rica que não ama. Isto detroça o coração de Marianne, e ela entra numa espiral descendente que quase a mata; e Willoughby encurralou-se num casamento desastroso com uma mulher de que não gosta e que não respeita. Pior ainda, descobre demasiado tarde que, se se tivesse mantido fiel ao seu amor por Marianne, afinal talvez tivesse dinheiro para sustentar ambos - a sua tia rica aprovaria a sua paixão por uma rapariga respeitável e ter-lhe-ia proporcionado um rendimento suficiente para as suas necessidades.

Willoughby nunca tencionara levar Marianne a sério. Estava apenas a fazer o que normalmente fazia para passar o tempo - a namoriscar para se divertir. Sabia que não podia dar-se ao luxo de se apaixonar por uma rapariga pobre, pelo que andava à procura de uma com rendimentos razoáveis.

A sua paixão por Marianne apanhou-o completamente desprevenido - e foi apenas culpa sua. Se não tivesse começado a seduzir Marianne praticamente no momento em que a conheceu, respondendo de forma entusiástica ao interesse óbvio que ela tinha por ele, nunca a teria vindo a conhecer suficientemente bem para se apaixonar por ela. A atracção inicial de ambos nunca se transformaria em algo mais sério.

Willoughby poderia ter-se contido, mantendo-se a si e a Marianne para pensar que devia protegê-la de si próprio. Willoughby incita Marianne e acaba ainda pior do que ela; preso num casamento sem amor com uma mulher (compreensivelmente) ciumenta, ao passo que Marianne fica com o coronel Brandon, um bom homem que a ama e que toma conta dela."

Lauren Henderson, "Amor e Sedução segundo Jane Austen"

Sem comentários: