quarta-feira, abril 19, 2006

A Lista de Schindler

Oskar Schindler, empresário de grande sentido de oportunidade, aproveita a situação política alemã, que proibia os judeus de serem proprietários de negócios, para se apropriar de uma fábrica de panelas. Para gerir o seu negócio contrata o judeu Itzhak Stern, que o convence a fazer dos judeus a força de trabalho da sua fábrica, uma vez que eram muito mais baratos. As famílias judias, empregadas de Schindler, aproveitam o facto para ficarem longe dos campos de concentração, contribuindo para o crescimento da empresa de panelas, que existiu entre 1939 e 1944 .

Schindler envolve-se em situações de corrupção ao subornar membros da Gestapo e dos altos escalões nazistas com bebida, mulheres e produtos do mercado negro.

Quando Hitler avançou com a "Solução Final", para dizimar os guetos e transferir os judeus para os campos de concentração, Schindler convenceu o comandante de um desses campos - Amon Goeth - a separar os seus empregados dos restantes judeus, num ambiente mais protegido.

Mais tarde, com a obrigação da transferência de todos os judeus para Auschwitz, Schindler, com a ajuda de Stern, elabora uma lista de 1100 nomes, que seriam mandados para a Checoslováquia, a troco de muito dinheiro.

Um filme de Steven Spielberg, baseado no argumento de Steven Zaillian. "Mas o que difere ''A Lista de Schindler'' de tantos outros filmes sobre o Holocausto Nazista é o carácter profundamente humano e realista que os realizadores conseguiram imprimir à obra, até mesmo ao retratar o monstruoso líder do campo de concentração, Goeth." (Clebersander Rech)

''Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro.''

Fonte: "A Lista de Schindler"

Sem comentários: