sábado, setembro 23, 2006

Edição Crítica de Fernando Pessoa


A propósito de Fernando Pessoa, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda editou o sétimo volume da Edição Crítica de Fernando Pessoa, com o título editorial: Escritos sobre Génio e Loucura.

Quase todo o material era inédito, daí a sua importância. As investigações foram feitas pelo colombiano Jeronimo Pizarro, entrevistado pelo Expresso na edição desta semana.

"A importância do tema da loucura em Fernando Pessoa foi reconhecida por diversos estudiosos da obra do poeta e motivou alguns breves ensaios. Numa relação directa com o tema, surge quase sempre como necessária a questão da heteronímia." Pessoa terá partido do princípio de que "o génio está do lado da anormalidade - da anormalidade social, na medida em que é um inadaptado, e da anormalidade psíquica, na medida em que tem origem no ciclo bipolar da exaltação e da depressão." (Expresso)

3 comentários:

Anónimo disse...

QUE FERNANDO PESSOA E UM GENIO NAO HA DUVIDA...

A GENIALIDADE CRIADORA DE PESSOA CONSISTIU,SOBRETUDO,EM ANTECIPAR-SE À CONSTRUÇAO DE UM NOVO PARADIGMA NO QUAL A QUESTÃO DO CONHECIMENTO DO HOMEM E UM PROBLEMA A SER ENFOCADO NUMA PAUTA DE LEITURTA QUE EXIGE DOS LÊEM "UMA APRENDIZAGEM DE DESAPRENDER " .Por essa perspectiva,temos que aprender a nos desfazermos de um conjunto de valores falidos que foram sacralizados ao longo do tempo e que ao se incorporarem a nossa individualidade,contribuiu para o refinamento ou o embrutecimento do ser humano,conduzindo-o ao processo interminável da alienação.Com efeito,temos como resultado a situação sócio histórica cultural na qual nos encontramos no presente momento;temos filosofia,temos evoluido NOS DIVERSOS CAMPOS CIENTIFICOS,temos presenciados e vivenciados os esforços dos credos religiosos tentando salvar o homem;no entanto,por vezes,temos a impressão de que a sociedade atual ensaia o caminho de retorno Á BARBARIE.EM TODOS OS CAMPOS DA CONSTRUÇÃO DO SABER PREVALECE a inversão da ordemm dos valores ...TEMOS TERIAS QUE NÃO SE ADEQUAM À PRATICA .DISSO RESULTA A INVERSÃO PRAXIOLOGICA QUE CULMINA COM A ALIENAÇÃO.

Anónimo disse...

Quem é esse homem Fernando Pessoa??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anónimo disse...

Fernando Pessoa e tido como um dos maiores poetas da historia de Portugal,senão um dos maiores do mundo, não por acaso. A sua heteronimia pode ser considerada uma das melhores analises por parte de um autor literário sobre as diferentes personalidades humanas e suas multe facetas, algo digno de maestria realizado por aquele cujo dom e realçado pela forma eximia pela qual conduz toda a sua carreira.