terça-feira, março 28, 2006

"Se eu tivesse morrido..."

"- Não deixes que a tua bondade defenda o que a tua razão deve censurar. A minha doença faz-me pensar... Deu-me tempo e calma para uma reflexão séria. Muito antes de ter recuperado o suficiente para falar, estava perfeitamente capaz de reflectir. Considerei o passado; vi apenas no meu comportamento, desde que nos conhecemos, no Outono passado, uma série de imprudências contra mim e falta de bondade para com os outros. Vi que foram os meus próprios sentimentos que prepararam os meus sofrimentos e a minha falta de forças quase me levou à cova. Sei muito bem que a minha doença foi totalmente provocada por mim mesma e pela minha negligência para com a minha saúde, que, mesmo nessa altura, sentia estar errada. Se eu tivesse morrido... admiro-me com a força do meu desejo de viver; para ter tempo de obter perdão do meu Deus e vós todas, não me matei logo. Se eu tivesse morrido... que grande tristeza te deixaria, minha enfermeira, minha amiga, minha irmã!..."

Jane Austen, em "Sensibilidade e Bom Senso"

Sem comentários: