segunda-feira, outubro 02, 2006

Workshop de Gestão

A semana passada fui obrigada a estar presente num workshop, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, intitulado “O Choque Tecnológico na Perspectiva da Gestão de Recursos Humanos”. Apesar de só ter estado lá algumas horas, aprendi algumas coisas. Pegando nas minhas notas…

A directora de Recursos Humanos da Microsoft Portugal, Paula Carneiro, falou no desafio da inclusão digital e na qualificação dos recursos humanos. “Quem não acede às tecnologias de informação fica excluído da sociedade”. Enquanto que nos séculos XIX e XX a alfabetização era fundamental, neste século passam a ser indispensáveis as competências em tecnologias da informação.

Augusto Lima apresentou o programa TII – Tecnologia, Inovação e Iniciativa que tem como objectivos reintegrar os desempregados do sector têxtil e evitar situações de exclusão (hoje as pessoas iletradas são aquelas que não dominam a tecnologia) através de acções de formação.

Para quem ainda não sabe o sector têxtil está numa situação muito complicada, nomeadamente na região do Vale do Ave, no norte do país, onde residem 50% dos desempregados deste sector. A maioria são mulheres e pessoas com mais de 45 anos com habilitações equivalentes ao primeiro ciclo. A solução passaria pela adaptação das empresas à evolução do consumidor, ou seja, um novo desafio para a indústria.

“Para a mudança tem de haver confiança na gestão para que os objectivos sejam atingidos”.


Nota: não desvalorizando as questões importantes que se debatem neste tipo de eventos e a quantidade de novos conhecimentos que adquirimos, o que eu mais gosto nestas experiências são aquelas pastinhas muito bonitas (normalmente oferecidas pelos bancos patrocinadores) que trazem um caneta, umas folhinhas em branco e claro, o diploma que, se me lembrar, devo levantar um dia…

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muito a dizer sobre o tema desemprego, mas será possível tomar alguma medida que efectivamente produza resultados? Sim resultados, efectivos, amplos e duradouros? Aqueles resultados que, estes sim é que deveriam ficar bem nas notícias!