Nascido a 6 de Junho de 1875, Thomas Mann é considerado um dos maiores romancistas do século XX. Natural do norte da Alemanha, Thomas Mann era filho de um comerciante alemão e de uma brasileira. Após a morte do pai, Thomas Mann abandona a escola e vai morar, com a mãe, para Munique, no sul da Alemanha, onde trabalha numa sociedade de seguros. Todavia, acaba por se dedicar por completo à escrita, a partir de 1895.
Durante dois anos, o escritor alemão fez uma visita ao seu irmão mais velho Heinrich Mann, em Itália, onde começa a escrever "Buddenbrooks". De regresso a Munique, Thomas Mann dedica-se à edição do jornal satírico-humorístico "Simplicissimus".
Com a edição do"Buddenbrooks", em 1901, Mann torna-se famoso. Em 1905, casa-se com Katia Pringsheim, oriunda de uma família judia de intelectuais., com quem tem vários filhos.
Thomas Mann, como patriota, apoiou a entrada da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. Neste período, escreve “A Montanha Mágica”. Thomas atinge o auge em 1929, ao ganhar o Prémio Nobel de Literatura.
Em 1933, com a chegada de Hitler ao poder, Thomas Mann emigrou para Küsnacht, próximo de Zurique, Suíça. Perdida a nacionalidade alemã em 1936, Thomas Mann viveu na Suiça até 1939, altura em que se mudou para os Estados Unidos, obtendo a cidadania americana. Thomas Mann voltou à Suiça, em 1952, onde viveu até à sua morte, em 1955.
segunda-feira, julho 04, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário