quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Lançamento "Os Seis" - Sandra Bastos

O dia parecia começar bem, o sol brilhava, não estava muito frio. Antes de sair de casa, ultimava os últimos preparativos para que nada falhasse. E não falhou. Correu melhor do que nos meus sonhos.
Perto das 15h30, a hora marcada para o início da sessão literária, estava preocupada: pouca gente, nem sinais da professora Manuela... Como sou portuguesa percebo a hostilidade que estes cidadãos têm à pontualidade. Confesso que também sou assim (as minhas amigas que o digam).

Nem imaginam a confusão que me fez ficar na mesa de honra, olhar de frente para o auditório quase cheio, com as pessoas que convidei (e não só). Todavia, a sensação é melhor do que fazer uma audição ou prova de trompa. Acreditem que tocar sózinha é bem mais complicado. Mesmo que a sessão acabasse naquele momento, só de receber a prova de apoio dos meus familiares e amigos, já valia pena todo o percurso que fiz até àquele dia.


Quanto ao que disseram do meu trabalho, para não parecer suspeito da minha parte, vou fazer um resumo do que a minha colega de curso Mariana Pinheiro fez para o Jornal de Barcelos.

A professora Manuela Ascensão Correia, a quem coube a apresentação literária, e que foi minha professora de Português do 10º ao 12º ano, teve uma intervenção brilhante. A interpretação que ela fez d'Os Seis está de acordo com aquilo que eu queria transmitir quando escrevi este livro. Segundo a professora, "Os Seis" são "um romance extremamente realista, cheio de vida e impetuoso". Entre outras coisas, a professora Manuela acha que "a Sandra mostra-nos as personagens, veste-as, confere-lhes vida própria e este é um feito que só se consegue com muitos anos de experiência".

O professor Fernando Pinheiro, que foi meu professor de Oficina de Expresssão Dramática, no 11º ano, acompanhou todo o processo da publicação, que já durava desde Junho do ano passado. Segundo o professor Pinheiro, "Foi um prazer muito grande o facto de termos publicado este livro. A Sandra é uma pessoa muito humilde e respeitadora. Tem muito para dar à nossa literatura e, sem dúvida, será um nome muito forte da literatura local. (...) Os Seis prendem até ao fim. É um livro que vai resistir e que tem um futuro brilhante pela frente."


O meu discurso foi pequeno. Além dos agradecimentos, falei do grupo que inspirou "Os Seis", a origem real das personagens e do mundo à minha volta, precisamente Oliveira, que me deu o material necessário para escrever as seis diferentes histórias. Apesar deste livro ser pura ficção, qualquer uma destas histórias podia ser real. Procuro criticar os preconceitos, o materialismo e o conservadorismo, em prol de ideais como a liberdade, a igualdade e o amor ao próximo.

Depois da palestra seguiu-se o concerto de música de câmara. Realço o facto de ter feito questão que não fosse apenas mais um grupo, mas antes um concerto por músicos familiares e amigos. Começou por um duo - trompa e piano - como não podia deixar de ser. (César, tocaste muito bem, fantástico e todo o teu apoio, desde que leste o meu primeiro livro, tem sido excepcional. Obrigada!) Depois tocou o meu irmão Samuel a solo, no oboé. E, finalmente, o Collegium Musicumm de Gaia (meu irmão Alberto, minha cunhada Rosa, José Miguel, Artur, Jorge, Manuel Moura, Samuel (a substituir a Marta) e o grande Zé Moura). O programa foi muito agradável e romântico. Não tenho palavras para lhes agradecer.

O final foi exclusivo para cumprimentos, agradecimentos e escrever dedicatórias. Dizem que estive mais de duas horas a fazê-lo. É mesmo? Nem me apercebi!

A festa continuou num café de Barcelos, com um grupo de amigos, que estiveram mesmo até ao fim... Mais do que todos os comentários positivos, não esquecerei a presença, o apoio incondicional das pessoas de quem mais amo e admiro, os meus familiares próximos, os meus amigos e amigas... Sei também que houve várias pessoas que, por variados motivos, não puderam estar presentes mas que continuam a apoiar-me. Muito obrigada a todos!

P.S. - Se quiserem fazer comentários no blog e não conseguirem, podem sempre mandar-me um mail. Tentarei responder a todos.

1 comentário:

Esperança Martins disse...

Infelizmente faço parte do grupo de pessoas que não pôde estar presente no Lançamento d'Os Seis. Ao ler o teu texto, agora, eu confesso que fiquei bastante emocionada e imaginei-me sentada numa das cadeiras do auditório a ouvir-te ou a ouvir falar de ti!
Ainda não li o livro e já tenho a certeza de que é um grande sucesso.
Desejo-te boa sorte e espero que as nossas livrarias comecem a ceder o espaço do "excremento" a obras de valor como as tuas.
Mereces também essa compensação.
Estou muito contente por ti.
És a minha amiga escritora.
Um dia ainda vou estudar obras tuas com os meus alunos.
Definitivamente redimo-me por não ter estado presente no lançamento. Não ganhaste com a minha ausência, mas eu, com toda a certeza, perdi.

Esperança